O Trends, plataforma que indica as tendências de busca no Google, revelou que Manaus e cidades próximas, como Itacoatiara, Boa Vista, Santarém e Rio Branco, lideram as buscas por “oxigênio” nas últimas 24 horas. O crescimento pelas buscas reflete a situação catastrófica de Manaus, que está com falta de cilindros oxigênio por conta da pandemia de COVID-19, com pessoas hospitalizadas morrendo asfixiadas.
Entre as buscas que estão mais crescendo estão “Quanto custa cilindro oxigênio 50 litros”, “Venezuela oxigênio”, e “cilindro de oxigênio 50l”. Entre os assuntos relacionados que mais crescem estão Nicolás Maduro, presidente da Venezuela que prometeu fornecer cilindros de oxigênio para Manaus, e Whindersson Nunes, artista que está mobilizando outras celebridades para ajudar a região, além dos termos “Venezuela”, “Cilindro” e “Litro”.
O Amazonas, em especial Manaus, vive uma crise sem precedentes em seu sistema de saúde. Com número recorde de internações, diversos hospitais ficaram sem cilindros de oxigênio e pacientes estão tendo que ser transferidos para outros estados. Além dos hospitais, os cemitérios também estão lotados, com horário de funcionamento ampliado e precisando instalar câmaras frigoríficas.
O governo estadual decretou toque de recolher e proibiu a circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus.
Na última quinta-feira, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o governo federal não tinha transporte para mandar os cilindros por conta própria. Apesar disso, nesta sexta, dois aviões da Força Aérea Brasileira saíram de Guarulhos, em São Paulo, e chegaram a Manaus transportando cilindros.
A Venezuela se dispôs a encher os cilindros de oxigênio para Manaus também. Em entrevista à coluna de Jamil Chade, no UOL, o chanceler venezuelano Jorge Arreaza disse que “é uma obrigação ajudar o povo brasileiro” e disse que o país está à disposição para agir quando o Brasil quiser.
Nas redes sociais, capitaneados por Whindersson Nunes, diversas celebridades como Gustavo Lima e Tatá Werneck se prontificaram a também comprar e doar cilindros de oxigênio para o Amazonas.