Nasa divulga vídeo impressionante da descida do rover Perseverance em Marte

news

A Nasa divulgou imagens impressionantes do rover Perseverance pousando em Marte.

No final da semana passada, uma imagem inacreditável mostrou o veículo chegando ao Planeta Vermelho. Ela foi tirada de uma câmera a bordo do estágio de descida. Nesta segunda-feira (22), a Nasa foi além e publicou imagens de vídeo — da perspectiva de várias câmeras — do pouso histórico, que aconteceu em 18 de fevereiro.

Dave Gruel, líder de câmera de entrada, descida e pouso do Perseverance no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, supervisionou o desenvolvimento desta “função agradável”, disse ele em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira. Sua equipe precisava se certificar de que as câmeras “não causariam danos” ao rover ou ao veículo de descida, mas seriam capazes de capturar imagens valiosas. O sistema EDL (Entry, Descent, and Landing, ou “entrada, descida e pouso”, em tradução livre) conseguiu capturar 30 gigabytes de dados e 23.000 imagens enquanto o rover descia em direção à superfície do Planeta Vermelho.

Três câmeras estavam localizadas no estágio de descida. Uma delas apagou quando o paraquedas se abriu, disse Gruel. As duas restantes continuaram trabalhando. Duas outras câmeras foram fixadas no veículo espacial, uma virada para cima e a outra para baixo.

O microfone conectado não conseguiu gravar áudio durante a descida, mas, felizmente, conseguiu capturar áudio do solo. Estes são os primeiros sons já gravados em Marte por um microfone apropriado.

O vídeo começa com o lançamento de um paraquedas supersônico, que desacelerou a descida do veículo para cerca de 1.609 km/h. Assistindo ao vídeo, “você pode realmente ver o quão violento foi o lançamento do paraquedas”, explicou Al Chen, líder de entrada, pouso e descida do Perseverance no JPL, durante a coletiva de imprensa. Demorou apenas sete décimos de segundo para o paraquedas abrir, sem nenhuma evidência de emaranhamento, disse Chen.

A filmagem também mostra a ejeção do escudo térmico, que protegia o rover durante a entrada atmosférica. Chen disse que uma mola responsável por empurrar o escudo térmico para longe parece ter se soltado, o que não representou perigo para a espaçonave, mas era algo que a equipe de Mars 2020 não esperava.

Imagem do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) mostrando a localização do rover, o paraquedas e a concha traseira, o estágio de descida e o escudo térmico. Imagem: Nasa/JPL

O rover pode ser visto balançando para frente e para trás sob o paraquedas enquanto desce. A manobra “skycrane” começa quando o rover está cerca 20 metros acima da superfície. Nenhuma nuvem ou fumaça visível pode ser vista saindo dos foguetes porque o sistema funciona com propelente de hidrazina, que emite nitrogênio e hidrogênio, ambos gases claros, explicou Chen.

Os momentos finais do vídeo mostram os cabos baixando o rover para a superfície. Dá para ver as pernas e rodas do Percy, o apelido do rover, se posicionando na posição de pouso. Uma vez plantado na superfície, os cabos são soltos e o estágio de descida voa e se espatifa ao longe.

Vista da Navcam do convés do rover. Imagem: Nasa/JPL

“Sinto arrepios toda vez que vejo”, disse Gruel.

Ken Williford, cientista adjunto do projeto Perseverance, disse que estava muito animado com as imagens de uma perspectiva científica, dizendo que as imagens das câmeras de EDL mostraram uma “bela estratigrafia” perto do local de pouso.

Justin Maki, cientista de imagens do Perseverance e chefe da equipe de operações de instrumentos, deu uma atualização sobre o rover e sua implantação. A equipe conseguiu implantar o mastro de sensoriamento remoto do Percy, que é equipado com uma série de instrumentos, incluindo as câmeras de navegação esquerda e direita do rover, também chamadas de navcams.

Panorama de 360 graus da Navcam do Perseverance. Imagem: Nasa/JPL

A equipe tirou algumas fotos com as navcams recém-implantadas, mostrando o extraordinário poder dessas câmeras coloridas de alta resolução. As imagens divulgadas mostraram o local de pouso, o convés (que pegou um pouco de sujeira durante o pouso) e as rodas do rover. A Mastcam-Z do rover — um novo instrumento para esta missão — também foi testada, fornecendo uma visão clara do convés do rover e do alvo de calibração.

A Nasa agora está divulgando imagens brutas da missão Mars 2020, que podem ser vistas aqui.

Mastcam-Z tirando uma foto de seu alvo de calibração no convés do rover. Imagem: Nasa/ JPL

Jessica Samuels, gerente da missão de superfície do Perseverance, disse que o rover está “saudável”, e a equipe da missão Mars 2020 está “continuando com as atividades conforme as planejamos nos primeiros sóis”, ou dias marcianos. Eles conseguiram executar 5.000 comandos, enviando instruções para o veículo, disse ela. É importante ressaltar que a antena de alto ganho do rover foi implantada, permitindo que a equipe envie um volume maior de instruções.

O helicóptero Ingenuity — atualmente preso à barriga do rover — também fez check-in e conseguiu recarregar as baterias com sucesso. A implantação do helicóptero estará entre as primeiras tarefas do Perseverance e deve acontecer em alguns meses.

São só quatro dias de missão, e ela já serviu algumas das melhores imagens que já vimos. Vem mais por aí!

関連記事

関連コンテンツ

最新ニュース20件